Dispositivos móveis devem ganhar portas MicroUSB com a tecnologia USB 3.0. Essas portas permitem uma maior velocidade de transferência de até 100 megabytes por segundo. Atualmente, a tecnologia mais usada é a USB 2.0, que tem taxas de transferência de 60 megabytes por segundo.
De acordo com o chefe de tecnologia da organização responsável pelo padrão USB, Rahman Ismail, a diferença das velocidades será facilmente percebida pelos usuários. "O que demora 15 minutos poderá levar apenas 1 minuto", afirmou durante palestra de abertura da CES 2012, em Las Vegas.
A tecnologia USB 3.0 móvel, porém, é mais lenta do que em computadores, que podem chegar a taxas de 625 megabytes por segundo. "Não é uma falha da tecnologia em si, é só que em tablets os usuários não precisam das coisas maiores e mais rápidas", justificou Ismail.
As portas USB 3.0 são compatíveis com dispositivos USB 2.0. Ou seja, mesmo que o acessório que o usuário esteja tentando conectar não seja do novo padrão, ele poderá ser detectado nas novas portas. A diferença é que as velocidades máximas de transferência serão de acordo com o padrão do dispositivo conectado - se ele for 2.0, não superará taxas de 60 Mbps, mesmo ligado a um 3.0.
0 comentários: