Criado pela empresária norte-americana Ariana Huffington, o Huffington Post é o meio de imprensa exclusivamente digital de maior audiência no mundo. Em 2011, o blog atraiu a atenção da gigante AOL, que investiu US$ 315 milhões na compra da marca. Agora é chegada a hora da empresa de mídia passar para uma nova etapa: investir em um produto pago.
A companhia lançará nesta sexta-feira uma revista semanal paga que se chamará apenas 'Huffington.' (com o ponto no final). Sua distribuição será exclusivamente pela App Store da Apple, pelo preço de US$0,99 a edição. A assinatura de um mês ficará em US$ 1,99, enquanto o ano sai por US$ 19,99. Mas será que os leitores do Huffington Post, acostumados com notícias ultrasegmentadas e gratuitas, comprarão o novo produto?
A empresa aposta que sim, e para isso investiu em uma redação de 24 funcionários dedicados apenas à revista. O comando ficará nas mãos do jornalista Timothy L. O'Brien, que já foi um dos editores do The New York Times. A primeira edição – bancada inteiramente pela Toyota – conta com diversos artigos longos, como um que explica como o presidente Barack Obama se desconectou de seus eleitores mais jovens.
Por enquanto, produtos editoriais voltados exclusivamente para tablets – como o The Daily, de Rupert Murdoch - não foram bem-sucedidos em atrair a atenção de leitores e anunciantes.
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