Para chegar ao resultado, foram avaliados 18 smartphones. Na tabela, os dispositivos estão organizados por fabricante e, em seguida, pela data de lançamento. O volume de consumo é avaliado em relação ao iPhone 3G, e a porcentagem de consumo refere-se ao patamar do iPhone 3G, considerado como um “marco” dos demais (ver tabela).
Conforme o levantamento, divulgado nesta sexta-feira (06/01), o consumo de dados downlink no caso do iPhone 4S é 276% superior ao iPhone 3G. Quando o assunto é Uplink (envio de dados), o vencedor de consumo é o HTC Desire S, com sistema operacional Android, que fica com 323% a mais do que o marco zero. O que chama atenção é que, nesta categoria, o iPhone 4S praticamente fica empatado com o primeiro lugar, com 320% – ou 3 pontos percentuais de diferença.
Quando o assunto são Chamadas de Dados, o HTC Google Nexus One é campeão, consumindo 221% a mais do que o iPhone 3G. neste caso, o iPhone 4S não se aproxima tanto assim do primeiro lugar, ficando com 154% e ocupando o quarto lugar da lista. O segundo lugar é do Sony Ericsson Xperia, que tem 157% e, o segundo, do HTC Desire, com 156%.
Quando questionado sobre qual sistema operacional era mais “forte”, o executivo foi direto. “Em minha opinião, o desempenho apresentado no estudo mostra que o iOS [sistema operacional do iPhone] garante capacidades muito ricas e está sobrepondo o que você consegue obter com o Android”, classificou o executivo.
Porém, ele considera que o sistema operacional do Google passa por constantes atualizações, prometendo funcionalidades de conexão com a nuvem, o que pode mudar esse cenário. “É como uma corrida de cavalos: os sistemas operacionais continuam a ser desenvolvidos, estamos vendo um progresso muito interessante”, ponderou.

0 comentários: