![]() |
Os usuários que desejam trocar mensagens, mas não têm um bom pacote de dados em seus smartphones, não ficarão mais sem se comunicar. Quem oferece essa possibilidade é o aplicativo TinCan, disponível para Android e, em breve, para Windows Phone, cuja proposta é disponibilizar o envio de mensagens para pessoas que estão por perto.
Um misto de mensageiro e microblog, seu princípio de funcionamento se baseia na conexão direta entre aparelhos por meio do sinal de Wi-Fi. Em seu funcionamento, a mensagem enviada pelo usuário chega, ao mesmo tempo, a todas as pessoas que têm o app instalado. Há a possibilidade, no entanto, de filtrar o conteúdo recebido em sua linha do tempo de acordo com usuários preferidos.
Segundo o criador do programa, Mark Katakowski, a utilidade primordial do TinCan ocorre em situações nas quais não há conexão fácil, como em casos de desastres naturais ou em regimes totalitários que impedem sua população de se conectar à internet. O aplicativo, portanto, tem como plano de fundo um papel social importante.
Além disso, especialmente em países cuja tecnologia de rede está aquém da necessidade, como é o caso do Brasil, não é difícil imaginar cenários em que o TinCan seria a única solução para se comunicar com muitas pessoas por perto.
Apesar de todas essas vantagens, o modo de operação do aplicativo também pode abrir portas para pessoas mal-intencionadas, que poderiam criar vírus e malwares para se aproveitar da conexão direta entre aparelhos. Essa é, inclusive, uma preocupação levantada por Katakowski, que aponta essa situação como um entrave para a aprovação do app pela Apple.
Até agora, cerca de 5 mil pessoas instalaram o app, mas não deram um bom feedback nas resenhas da loja online do Google. É importante destacar, porém, que o programa está em sua versão 1.0 e, por isso, espera-se que tenha bugs em alguns dispositivos. Além disso, não foi reportado nenhum comportamento estranho que indique a presença de vírus ou malwares.
Fonte: TechTudo
0 comentários: