segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cientista prevê futuro em que será possível 'imprimir' vacinas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012 - by Unknown 0


DNAImagine um futuro em que é possível fazer o download de uma vacina, imprimi-la, aplicá-la em um paciente e evitar o contágio de uma doença epidêmica. Parece impossível? Para o geneticista Craig Venter, este futuro não está tão distante assim, conforme afirmou durante a Wired Health Conference.

Segundo a Wired Science, o cientista, um dos primeiros a sequenciar o genoma humano e pioneiro criar um organismo vivo a partir de um genoma sintético, juntamente com seu time já estão testando a possibilidade de desenvolver uma impressora 3D biológica. Desta forma seria possível reproduzir microorganismos artificialmente.


O funcionamento do aparelho seria semelhante às atuais impressoras 3D. A partir de um arquivo com todas as informações do projeto, o aparelho reproduz cópias fieis com os materias dos quais dispõe. No caso do sistema de Venter, os 'cartuchos' seriam compostos com elementos químicos como os pares de base que compõem o DNA.

O geneticista teme, no entanto, que a máquina não consiga reproduzir com 100% de fidelidade o projeto inicial. Pequenas mudanças podem alterar as proteínas e fazê-las funcionar de um jeito diferente do planejado.

Venter lembrou da epidemia com a gripe H1N1 no México em 2009, quando o governo não permitia que o vírus deixasse a cidade. Ele afirma que, se o vírus pudesse ter sido distribuído pela internet e replicado em outras localidades, as vacinas poderiam ser desenvolvidas mais rapidamente e a doença poderia ter sido contida mais cedo.

O cientista, no entanto, vê o controle e a regulamentação como um ponto chave para o funcionamento deste sistema. "Nós recebemos uma tonelada de e-mails de spam. Pessoas vendem remédios falsas pelo lucro. É um mundo sujo lá fora", afirmou Venter.

Template para Blog

Template para Blog é um website especializado em Templates de Altíssima Qualidade para Blogger / Blogspot totalmente grátis para download e traduzidos para o português para a sua comodidade

0 comentários:

Seguidores

Recados

Comentários Recentes

Total de visualizações de página

Translate

Arquivos

© 2013 nbTech. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Traduzido por: Template para Blog